3 de outubro de 2011

Diagramas.

Se você já estudou alguma linguagem de programação ou fundamentos de bancos de dados, provavelmente você já ouviu falar em diagramas, mas, afinal, pra que serve um diagrama? Diagramas criam uma modelagem de um banco de dados relacional, facilitando a criação de tabelas e  os relacionamentos entre entidades. Vale lembrar que os diagramas são ferramentes visuais, mas, que por trás dessa interface existe todo um código, o T-SQL.

Esses relacionamentos são utilizados pois se uma tabela que possui FK de outra tabela precisar inserir um valor nesse campo, ela pode, ao invés de inserí-lo, buscar diretamente na tabela que originou essa FK, evitando assim que o valor inserido não seja o esperado. Para criar um diagrama em CSharp (supondo que você já tenha o BD e as tabelas, o que já foi visto no último tópico) pressione "Ctrl + W, L" clique com o botão direito sobre Database Diagrams e clique em Add New Diagram.
Aparecerá uma janela mostrando as tabelas que você já possui, marque as tabelas que você quer em seu diagrama e clique em Add. Pronto, você já tem suas tabelas em seu diagrama e já pode criar os relacionamentos, para fazer isso, basta clicar sobre campo que você quer usar em outra tabela como FK e arrastar até o respectivo campo na tabela que receberá o valor, não é necessário que os campos tenham o mesmo nome, mas, vale lembrar que o relacionamento só é possível se os dois campos forem do mesmo tipo.
Nesse exemplo, o campo EmpresaID da tabela Estagiario vai receber o valor do campo EmpresaID da tabela Empresa.

Um comentário:

  1. No caso do diagramas, eles fazem uma modelagem de uma banco de dados relacional, facilitando a criação de tabelas e relaconamentos entre entidades, mas , nunca esqueça que por trás de todas estas facilidades existe código T-SQL que de fato faz com que as coisas aconteçam !!!

    ResponderExcluir